Estas pegadas de dinossauros de 96 milhões de anos descobertas na China provavelmente pertenciam ao maior raptor da história

Estas pegadas de dinossauros de 96 milhões de anos descobertas na China provavelmente pertenciam ao maior raptor da história

Os velociraptores estão entre os mais reconhecíveis de todos os dinossauros e os mais temidos. A maioria deles, entretanto, cresceu apenas até o tamanho aproximado de um peru ou de um cachorro de tamanho médio. Mas uma equipa de paleontólogos identificou recentemente uma potencial nova espécie de megaraptor com base em pegadas fossilizadas encontradas na China.

As suas descobertas, publicadas na revista iScience , examinam as maiores pegadas de raptores alguma vez encontradas – que podem ter pertencido ao maior predador da sua espécie que já existiu.

A descoberta das maiores pegadas fossilizadas de raptores já encontradas

As pegadas foram encontradas no local da pista de Longxiang, uma grande área coberta por mais de 240 pegadas de dinossauros. Há mais de 96 milhões de anos, o local era uma margem lamacenta de um rio onde uma grande variedade de dinossauros pisavam, deixando para trás marcas profundas que eventualmente fossilizaram.

Os pesquisadores estavam estudando a área em 2020 quando encontraram cinco pegadas de dois dedos.

“Você reconhece a pegada de um raptor quando a vê”, disse a paleontóloga chinesa Lida Xing em um comunicado à imprensa, de acordo com LiveNOW da FOX . “Mas essas pegadas são diferentes de todas as que já foram encontradas.”

Notavelmente, essas pegadas de raptores são significativamente maiores do que outras pegadas de raptores, medindo cerca de 14 polegadas de comprimento. Os autores do estudo escreveram que estas são as “maiores pegadas de raptores já encontradas”.

Imagem: Reprodução

Com base no tamanho das pegadas, os cientistas estimaram que os raptores provavelmente mediam cerca de 5 metros de comprimento, com altura de quadril de 1,80 metro. Os pesquisadores apelidaram esta criatura recém-descoberta de Fujianipus yingliangi .

“Fiquei pasmo com o tamanho das impressões”, disse Scott Persons, professor de paleontologia do College of Charleston, ao LiveNOW. “Já vi pegadas de raptores antes, mas todas pertenciam a animais do tamanho de perus. Os detalhes em muitas das impressões também são surpreendentemente bons. Você pode ver o formato das almofadas carnudas individuais em cada dedo do pé.”

Uma temível fera pré-histórica que é parente dos pássaros modernos

As proporções dos dedos também levaram os pesquisadores a concluir que o raptor recém-descoberto pode ter sido um troodontídeo – um parente próximo das aves modernas.

Imagem: Reprodução

Não é que os raptores não tivessem três dedos. Em vez disso, eles tinham um dedo médio com uma garra grande que seguravam para não arranhar o chão, mantendo-o “letalmente afiado”, explicou Persons.

No seu tamanho, o Fujianipus provavelmente teria “uma maior capacidade predatória e uma mudança em direção a presas maiores”, escreveram os autores do estudo.

“Os raptores eram bons em serem pequenos”, disse Persons. “Quando se trata de abrigar predadores do tamanho de gatos e coiotes, os raptores foram difundidos e bem-sucedidos globalmente por dezenas de milhões de anos. Mas descobrimos que, em vários ambientes e em vários momentos, diferentes linhagens de raptores evoluíram para tamanhos grandes. Há muitas vantagens em crescer. Ainda assim, para Fujianipus , o momento é interessante.”

Os pesquisadores também observaram no estudo que as pegadas dos raptores vieram de um período em que os dinossauros estavam evoluindo para tamanhos maiores – abrindo caminho para um dos maiores predadores da história: o Tiranossauro rex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *